segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Milagres da ciência. Estamos preparados?

                                                                                           http://wallsfx.com


Hoje ao abrir o Facebook, me deparei com a mensagem de uma ex-colega de trabalho com quem não converso há bastante tempo. Ela queria me contar que após meses de investigação médica, foi diagnosticada como portadora de Esclerose Múltipla, uma doença neurológica degenerativa para qual ainda não há cura. Infelizmente, aos 30 anos de idade, minha amiga sente-se como quem está chegando ao final de um túnel escuro e sombrio.

As pesquisas atuais sobre a Esclerose Múltipla (EM) estão avançando rumo à possibilidade de cura. Pesquisadores das Universidades de Edimburgo e Cambridge parecem ter encontrado uma substância capaz de promover a regeneração da mielina, substância responsável por garantir a transmissão dos estímulos nervosos, e que na EM sofre degeneração levando a perda progressiva dos movimentos voluntários.

A fisioterapia neurológica tem se esmerado em preservar ao máximo as funções motoras de pacientes portadores de doenças progressivas com o objetivo de prolongar a independência e qualidade de vida dessas pessoas. Entretanto, a possibilidade de cura nos remete a uma perspectiva futura bem diferente: a de manter os sistemas ósseo, articular e musculoesquelético na maior integridade possível, para que os mesmos possam estar aptos a reassumirem suas funções reestabelecendo a independência do indivíduo.

Não há data prevista para a cura da EM ou outras doenças do sistema nervoso. Mas é preciso garantir que os pacientes em tratamento fisioterapêutico estejam preparados para os milagres que a ciência trará em algum momento.

Estamos no caminho certo?


http://www.sciencedaily.com/releases/2013/07/130721161747.htmMultiple sclerosis research could help repair damage affecting nerves

Nenhum comentário:

Postar um comentário